Durante o mês de Abril, é trabalhado diversos temas importantes e essenciais para sociedade, principalmente no que diz respeito a saúde e bem-estar. No entanto, se faz necessário um recorte para o período em que estamos inseridos que é o de uma pandemia mundial que atingiu o mundo inteiro deixando sequelas irreparáveis. Falar de saúde hoje, é falar principalmente sobre autocuidado e preparação para um envelhecimento cada vez mais sadio.
O Conselho Regional de Educação Física da Bahia – CREF13/BA, também entra na campanha que busca combater o sedentarismo, mas dessa vez queremos falar da importância do autocuidado. O Brasil é um dos países mais sedentários da América Latina, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 47% dos brasileiros são considerados fisicamente inativos.
Apesar do número alarmante, academias e outros esportes têm recebido uma quantidade crescente de novos adeptos o que tem aquecido o mercado fitness e atraído a atenção para a necessidade de ser um indivíduo ativo. Em diversos tratamentos físicos e mentais, a maioria dos especialistas indicam algum tipo de atividade física, o que é também uma recomendação da OMS.
Uma vida ativa é uma proteção em diversas óticas, auxiliando na administração dos níveis de stress e ansiedade, além de estar diretamente ligada a melhora cardiorrespiratória, redução do risco e auxílio no tratamento de câncer, doenças cardiovasculares e metabólicas. Sabendo disso, a prática de atividade física quando realizada regularmente e com monitoramento adequado, proporciona uma série de benefícios para o corpo e também para a mente.
Vamos incluir na rotina de auto cuidado uma atividade física que te dê prazer e com acompanhamento adequado?