História do CREF13

Conselho Regional de Educação Física – CREF 13/BA iniciou suas atividades em janeiro de 2004. Mas, a história do CREF 13/BA-SE começou muito antes. Desde a época em que a Bahia fazia parte, juntamente com outros oito estados do norte-nordeste, do CREF 5 – com sede no Ceará -, profissionais baianos lutavam pelo crescimento e reconhecimento da profissão no estado.

O professor Carlos de Souza Pimentel  foi um dos principais incentivadores para o registro de profissionais graduados e não graduados no CREF 5. Com o aumento no número de registrados baianos, o Estado conseguiu a condição de 6ª Seccional do Conselho de Educação Física do Ceará, que com seu crescimento se tornou o 13º Conselho Regional de Educação Física, com sede na Bahia e que englobava também o estado de Sergipe, em junho de 2006, com mais de 500 registros através da Resolução do CREF13 BA/SE, foi criada a Seccional em Sergipe.

O CREF 13/BA iniciou seus trabalhos com 2.120 profissionais registrados. Hoje, a entidade conta com mais de 18 mil profissionais de Educação Física e mais de 3 mil estabelecimentos registrados na Bahia.

A primeira diretoria do CREF 13/BA-SE, que tomou posse no dia 04 de janeiro de 2004, foi composta por 24 Conselheiros, tendo o professor Carlos de Souza Pimentel como Presidente.