O Conselho Regional de Educação Física da Bahia – CREF13/BA, informa o balanço trimestral de fiscalizações realizadas pelo órgão no primeiro trimestre de 2023. Os agentes de fiscalização e orientação, realizaram ações de combate ao exercício ilegal da profissão e estabelecimentos irregulares.
Durante o período de janeiro a março deste ano, o Conselho visitou mais de 41 municípios em todo o estado da Bahia. No total, 640 estabelecimentos foram visitados, como academias, escolas, condomínios, clubes e espaços públicos. Após as fiscalizações, foram contabilizados que 215 estabelecimentos estavam regulares e 89 tiveram suas atividades encerradas, enquanto os demais foram notificados para efetivarem a sua regularização junto ao Conselho.
Para o Presidente do CREF13/BA, Rogério Moura, as ações têm a finalidade de orientar e fiscalizar o exercício da profissão. “É importante ressaltar que uma das nossas lutas é zelar pela qualidade dos serviços prestados pelos Profissionais de Educação Física. Além disso, certificar que os estabelecimentos e academias estão regulares e aptos a atenderem a sociedade”, disse o Presidente do CREF13/BA, Rogério Moura.
O balanço do CREF13/BA ainda destacou que 415 profissionais foram visitados pela equipe de orientação e fiscalização. No total, 42 denúncias foram apuradas pelos agentes e 97 pessoas estavam no exercício ilegal da profissão. “O Conselho tem como sua principal função a fiscalização. E essa ação é construída também com a ajuda da sociedade. As pessoas podem colaborar com trabalho do Conselho e realizar denúncias sobre qualquer tipo de irregularidade”, conclui o Presidente.
Durante todo o ano, o Conselho Regional de Educação Física da Bahia – CREF13/BA, ainda atua com a Operação “Academia Legal”. A ação busca fiscalizar estabelecimentos que promovem atividades físicas, nos quais devem operar de acordo com legislação. A operação segue com desdobramentos em outros municípios da Bahia, visando sempre garantir à sociedade atendimento por Profissionais de Educação Física comprometidos, assim como os referidos estabelecimentos.
Os casos de irregularidades ou pessoas que estão no exercício irregular da função podem ser denunciados através do site www.cref13.org.br/cref13/.