O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que é celebrado neste domingo, 2 de abril, tem o objetivo de levar informação à população sobre o respeito as pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal. Entretanto, terapias e atividades adequadas podem auxiliar no desenvolvimento do indivíduo.
No caso da atividades físicas, além de ser um momento de compartilhar suas personalidades e características, elas ainda funcionam como um instrumento fundamental para o desenvolvimento, adaptação e inclusão. Além disso, os exercícios ajudam na comunicação social e regulação da rotina.
De acordo com o Autism Spectrum Disorder Foundation, no caso dos esportes aquáticos, a água tem um efeito calmante e ajuda a controlar o estresse. A natação envolve ainda conquistas, desafios, disciplina e socialização.
“É uma terapia complementar que nós fazemos com essas crianças aqui na academia. E o meio líquido é um meio facilitador, tem várias atividades que elas não conseguem fazer fora da piscina e dentro da piscina elas conseguem. Tem a parte técnica também, que elas aprendem a questão da sobrevivência no meio aquático”, disse a Profissional de Educação Fisica, Samári Santos – CREF: 015380.
O Conselho Regional de Educação Física da Bahia – CREF13/BA, deixa sua singela homenagem a todas as pessoas e familiares que convivem com o TEA e demais atipicidades, ressalvando ainda a importância da atividade física acompanhada de profissionais registrados. Mantendo o seu compromisso de garantir a sociedade profissionais eticamente comprometidos, orientando e fiscalizando a atuação da profissão em todo o estado da Bahia.
Matéria completa: https://www.instagram.com/p/Cqh0hr8vVeP/